Cidade

Volta do calor preocupa em relação à dengue

| 31/07/2015 - 00:01

Volta do calor preocupa em relação à dengue

Depois da chuva e com o retorno do sol e do calor nos últimos dias a 20ª Regional de Saúde do Município de Toledo volta a se preocupar com o aumento dos focos do mosquito da dengue. Mesmo no inverno a região continua registrando casos da doença. Nesta semana foram notificados 15 casos suspeitos, ainda não confirmados, que surgiram nos municípios de abrangência da Regional. “A situação é preocupante, porque choveu muito em julho e agora os dias estão com temperaturas acima dos 25 graus, isso é propício para que as larvas do mosquito procriem. Água parada acumulada e sol são fatores que possibilitam o desenvolvimento das larvas. Os casos suspeitos continuam mesmo no inverno. Em Assis Chateaubriand foi confirmado um caso nesta semana e em Marechal Cândido Rondon e Guaíra, outros dois na semana passada”, informa a chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel.
O terceiro ciclo de 2015 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de Toledo, divulgado na última semana, ficou em 0,90%. Para Denise, o importante é manter esse índice baixo. “Se o município conseguir manter o LIRAa nesse patamar, abaixo de 1% até dezembro, poderemos não ter tantos casos de dengue a exemplo deste ano, mas é preciso vigiar sempre. A população não pode, em momento algum, baixar a guardar para os cuidados com a dengue e tem que ficar atenta. Em anos anteriores as pessoas não se preocupavam nesta época do ano, porque não tinha dengue no inverno. Neste ano surgem casos suspeitos toda a semana”.
O relatório da semana 30, divulgado nessa quinta-feira, 30, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), aponta que a 20ª Regional de Saúde registra até agora neste ano 3.839 casos confirmados de dengue, sendo 3.693 autóctones e 146 importados. Nesta semana, exames realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen), confirmaram cinco novos casos da doença na região. Em Toledo são 684 casos autóctones e 33 importados, totalizando 717 casos e 1.125 notificações com 366 exames negativos. Assis Chateaubriand é o município da Regional com o maior número de casos confirmados de dengue em 2015, com um total de 1.134. Autóctones são 1.122 e importados 12. Na sequência aparece Marechal Rondon com 893 casos autóctones, 24 importados, totalizando 917 casos.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Acit Estágios orienta estudantes do Jardim Porto Alegre

Oportunidade para empresários

Caged: setor de serviços impulsiona geração de empregos

Saúde convoca população para se vacinar contra a gripe

Seleção de estagiário do curso de direito

Projeto Mini Arena começa ser montado em Toledo

Projeto Pedrinho Furlan ganha novos uniformes

Secretaria de Segurança e Trânsito mudará de endereço

SerToledo realiza assembleia histórica

Madrugada e manhã gelada em Toledo

Mais Destaques
"ultrapassamos os 14 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)